aparecida silvino

Perfil»

Perfil»

aparecida silvino

Local

Nome Completo

maria aparecida silvino da silva

Linguagem Artística

Música

Especificação artística

cantora, compositora, arranjadora (coral e banda), pianista, regente de coral, preparadora vocal

Data de Nascimento

15 de outubro de 2015

Cidade

Fortaleza

Email

apa.silvino@gmail.com

Esfera de atuação

Municipal

Tempo de Atuação

30

Perfil/Release

"Após dez anos, Apá Silvino lança novo CD com musicais autorais e inéditas

Com mais de 30 anos de carreira, três discos lançados e variadas participações em trabalhos de outros artistas, Aparecida Silvino surge com uma novidade após mais de dez anos: seu mais novo trabalho, exclusivamente autoral. A consagrada artista cearense, que já se apresentou ao lado de músicos renomados como Fagner, Belchior e Milton Nascimento, proporcionou ao público o lançamento do CD “Sinal de Cais”, em um evento ocorrido no dia 21 de março, na Livraria Cultura de Fortaleza. Na ocasião, a cantora cearense ainda quebrou o record regional de vendas de CD’s da livraria.
Apá Silvino afina este repertório desde setembro de 2006. ""Sinal de Cais"", que se destaca por pontificar seu lado compositora, é o resultado de um trabalho extenso desenvolvido nos últimos oito anos, em parcerias com compositores de várias regiões do País, tudo por meio da Internet.
Ao participar de uma lista de discussão do Yahoo, intitulada M-Musica, Apá passou a usar a grande rede para fazer parceiros e canções. A empreitada resultou em mais de 100 canções, dentre elas as inéditas constam no CD: ""Sinal de Cais"", “Caso Perdido”, “O Que Virá”, “Barra do Meio Dia”, “Janela Aberta”, “Dia de Lua”, “Tempo”, “Curta a Vida” com os parceiros Gilvandro Filho, Pedro Mota, Zé Rodrix, Barbara Rodrix, Sonekka e Zé Edu Camargo, além da histórica ""Fronteiras do Amor"", a primeira canção composta pela dupla Zé Rodrix/Tavito, após ""Casa no Campo"". “Curta a Vida” (com Zé Edu Camargo) deu à Apá Silvino o título de melhor intérprete no Festival da Meruoca – Ceará (2009). Com ""Janela Aberta"", parceria com Gilvandro Filho, foi Primeiro Lugar e Melhor Intérprete no Festival de Música da Assembléia Legislativa do Ceará (2012). Durante a fase de pré produção do novo CD, o show ""Sinal de Cais"" foi apresentado em várias cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, no interior do Ceará em cidades como Viçosa, Crato e Sobral, e principalmente em Fortaleza.
“Sinal de Cais” é uma reunião de novas composições, um trabalho resultante do seu último CD solo, “Presente”, lançado em 2001. No novo projeto, Apá reúne lirismo, suavidade e charme feminino, trazendo ao público cearense um porto de chegada para a música popular de qualidade, ao apresentar composições que falam de amor feliz, além de sentimentos íntimos do ser humano. “Sinal de Cais” é um espetáculo cheio de beleza e riqueza cultural, regado à voz de uma das mais queridas cantoras da cena musical de Fortaleza, sinalizando um cais da beleza criativa.
Para marcar a temporada de lançamento do CD, nos dias 17 e 18 de maio de 2014, acontecerá no Dragão do Mar de Arte e Cultura dois shows.

Sobre Apá Silvino

Artista cearense, Apá Silvino, desde criança vive música (estudante de semiologia musical e piano). Hoje, como cantora, regente de coros, compositora, pianista e preparadora vocal, com rica participação na vida cultural do Ceará, é reconhecida pela beleza ímpar de suas interpretações e atuações, em espetáculos solo ou de outros intérpretes (Milton Nascimento, Ivan Lins, Fagner, Nana Caymme, Sueli Costa e Belchior). Premiada como melhor intérprete em festivais e programas importantes do Ceará (como o prêmio Nelson’s de Melhor Intérprete Cearense – 2003; 2004; Prêmio de melhor Intérprete do Festival da Meruoca – 2006; 2010; Primeiro Lugar e Melhor Intérprete no Festival de Música da Assembléia Legislativa do Ceará – 2012;) e de outros estados brasileiros.
Apá Silvino iniciou seus estudos musicais na Escola Hulda Lage, aos quatro anos de idade, sendo alfabetizada em música antes mesmo de aprender a ler na escola corrente. Aos seis anos entra no conservatório e se forma em piano aos quinze, quando ingressa no Coral da UFC e mais tarde Licenciatura em Música na UECE.
No Coral O Povo, iniciou como coralista desde sua formação, passando ao cargo de professora de técnica vocal e mais tarde regente assistente, até assumir a regência do coral. Como regente, lançou em dezembro de 1997 o cd “Cantos de Natal e em 2010 “Canto Cidadão”.
Apá Silvino, no desenvolvimento de sua carreira solo, gravou o L.P. – “Vidro & Aço” – 1992 e o CD “Presente”- 2001 (tiragem esgotada). Em 2010 lançou o cd Mãe com direção musical e arranjos de Adelson Viana, vocais de Lia Veras e os violões de Eduardo Holanda, em parceria com Alan Mendonça.
Em 2011 abre a temporada de novos shows recebendo o músico Celso Viáfora no Mercado dos Pinhões.
No momento, Apá Silvino se concentra no lançamento do novo trabalho, “Sinal de Cais”.

Clarissa Silvino – assessoria de comunicação da cantora Apá Silvino
(85) 9912.8007"