Henrique Beltrao

Perfil»

Perfil»

Henrique Beltrao

Local

Nome Completo

Henrique Sérgio Beltrão de Castro

Linguagem Artística

Audiovisual, Literatura, Música

Especificação artística

Poeta, compositor, radialista, professor (Letras, Rádio, Histórias de Vida em Formação).

Data de Nascimento

15 de outubro de 2015

Cidade

Fortaleza

Email

beltraohenrique@gmail.com

Esfera de atuação

Municipal

Tempo de Atuação

17

Site

henriquebeltrao.blogspot.com.br

Vídeo

http://www.facebook.com/henrique.beltrao.50

Perfil/Release

"Henrique Beltrão (Henrique Sérgio Beltrão de Castro)
Poeta, radialista, pesquisador e professor universitário. Atua na Universidade Federal do Ceará – UFC, na Rádio Universitária FM 107, 9 e em apresentações poético-musicais.
POESIA E MÚSICA
Autor de No Ar, um Poeta (Fortaleza: Edições UFC, 2014. Col. Diálogos Intempestivos n° 163), fruto da tese de doutorado em educação, narrativa autobiográfica poética, pautada na abordagem Histórias de Vida em Formação, que tece uma reflexão interdisciplinar entre os campos da educação e da extensão universitária, da afetividade, da poesia e do rádio.
Autor de Vermelho (Fortaleza: Expressão, 2006; 2007) e Simples (Fortaleza: Expressão, 2009), livros de poemas e canções, diversas delas gravadas.
Parcerias com Rogério Franco, Jord Guedes, Vlademir Rocha, Marcelo Kaczan, Fernando Rosa, Alex Costa, Dumar, Wilton Matos, Pedro Rogério, Rodrigo BZ, Rafael Lima, Marcos Paulo Leão, Isaac Cândido, Paulo Branco, Pingo de Fortaleza, Lu e Márcio Resende. Música Poesia Ceará
Parcerias gravadas por Pingo de Fortaleza, Joana Angélica, Marcelo Kaczan, Aparecida Silvino, Lorena Nunes, Wilton Matos e Lia Veras, Calé Alencar, Jord Guedes, Edmar Gonçalves, Simone Guimarães e Fagner.
RADIOFONIA
Produtor e apresentador dos programas Sem Fronteiras: Plural pela Paz (desde 1998) e Todos os Sentidos (desde 2003) da Rádio Universitária FM 107, 9 – projetos de extensão da UFC. http://www.radiouniversitariafm.com.br
DOCÊNCIA
Professor do curso de Letras: Português-Francês da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Formador nas áreas de rádio e de ensino de francês.
FORMAÇÃO
Graduado em Letras: Português-Francês pela UFC (1988). Mestre em Linguística Aplicada: Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Doutor em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da UFC (8/2008 – 12/2011), com doutorado sanduíche na Université de Nantes, França (03/2010-02/2011). Tese: No ar, um poeta: do singular ao plural – experiências afetivas (trans)formadoras em um percurso autobiográfico poético-radiofônico (2011)."