Marcos Melo

Perfil»

Perfil»

Marcos Melo

Local

Nome Completo

Marcos Antonio Melo Oliveira

Linguagem Artística

Artes Cênicas, Música

Especificação artística

Professor de música e de teatro, compositor, cantor, Contador de histórias, Luthier, Brinquedista

Data de Nascimento

15 de outubro de 2015

Cidade

Fortaleza

Email

marcosamo03@yahoo.com.br

Esfera de atuação

Municipal

Tempo de Atuação

35

Site

http://www.youtube.com/watch?v=NEhh2OigXCk

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=Fp1CQNM0BgE

Perfil/Release

"Participou como artista plástico do grupo de RISCO (década de 90), juntamente com os artistas Messias Batalha, Júlio Silveira, Álcio Barroso, Ítalo Castelar, Ricardo Pinto.
Realizou contações de histórias em três bienais do livro do Ceará; por diversas vezes no Centro Dragão do Mar, nos Centros Culturais do BNB em Fortaleza e Sousa-PB, SESC Iracema, SESC Centro e SESC Fortaleza. Também em escolas públicas, privadas e em diversos espaços culturais e livrarias como Saraiva (durante 5 anos), Nobel (2 anos), Livraria Feira do Livro e shopping Del Paseo. Participou da caravana da leitura e difusão do livro em diversas escolas da Paraíba.
Apresentou show musical “Cantando e Encantando” em diversos espaços de fortaleza como Centro Dragão do Mar (em duas temporadas de cinco apresentações), SESC Centro, Centro de Convenções, Parque Adahil Barreto, Center Um, Del Paseo, Centro Cultural BNB Fortaleza, Centro Cultural BNB de Sousa PB, Centro Cultural Bom Jardim, dentre outros espaços.( Livraria Cultura-CE, Curitiba-PR e São Luiz-MA – Estes como formação de gestores através do Sistema Educacional Positivo), XI Bienal do Livro do Ceará.
Ministrou para educadores e universitários cursos de musicalização como ferramenta pedagógica, técnicas de contação de histórias, reciclagem artística, construção de brinquedos e jogos pedagógicos, construção de instrumentos musicais, brinquedos e brincadeiras populares, rondas e cirandas infantis. Essas atividades foram ministradas em universidades (UFC, UECE, UVA, cursos de Pedagogia e Educação Física), no II Simpósio Internacional de Educação (FA7), colégio 7 de setembro, no Fundo Cristão de Assistência, SEST-SENAT, SESC Fortaleza (Formação de educadores), Secretaria de Educação do Crato, SESC Centro, SESC Fortaleza, Centro de Treinamento Antônio Albuquerque Filho, em diversas escolas privadas e públicas de Fortaleza, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural BNB( Fortaleza e Sousa PB), IFPB, Circuito Cultural Banco do Brasil, Feira da Músic, Festival de música da Ibiapaba.
Já tocou com artistas como Hermeto Pascoal, João do Vale, Petrúcio Maia, Amelinha, Belchior, Ednardo, Kátia de França, Mirla Muniz, Kátia Freitas, Davi Duarte, Lúcia Menezes, Dilson Pinheiro, Pingo de Fortaleza, Edmar Gonçalves, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho entre muito outros. Participou como músico e poeta de diversas rodas de poesia, promovidas pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e participou da sonoplastia de várias peças teatrais de Oswald Barroso e trilhas sonoras de filmes de Rosemberg Cariry e desenhos de Rui Ferreira. Atuou como ator em diversas montagens do grupo de dança do Colégio Sete de Setembro. Sua pesquisa da influência da cultura afro e indígena na música popular brasileira, culminou com a apresentação de diversos espetáculos solo em locais como Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Estoril, SESC e juntamente com o maracatu Vozes d’África, do Festival Mundial de Folclore na França e Bélgica."